GIRO DA NOTÍCIA

SÉRIE "O MECANISMO" CAUSA POLÊMICA ENTRE POLÍTICOS DE BRASÍLIA.

#Série recebeu ondas de critícias e foi classificada como "FakeNews" pela ex-presidente Dilma.


A série "O Mecanismo", lançada pela plataforma de streaming Netflix na última sexta-feira (23), virou motivo de polêmica no Brasil e está sendo acusada de "não condizer com a realidade".

O seriado foi criado por José Padilha ("Tropa de Elite") e levanta um histórico da Operação Lava Jato, que investiga esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro que movimentaram bilhões de reais em propina.

Um dos principais personagens é Roberto Ibrahim, acusado de evadir mais de R$ 39 milhões e inspirado no doleiro Alberto Youssef, peça-chave da Lava Jato.

No entanto, as "coincidências" não agradaram a todos. A ex-presidente Dilma Rousseff publicou uma nota de repúdio ao seriado neste domingo (25), na qual acusa Padilha de "propagar fake news".

Para ela, por mais que a história seja baseada em fatos reais, o cineasta distorce a realidade e pratica o "assassinato de reputações". Dilma ainda menciona "o desplante de usar as célebres palavras do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre 'estancar a sangria', na época do impeachment fraudulento, num esforço para evitar que as investigações chegassem até os golpistas".

"Juca confessava ali o desejo de 'um grande acordo nacional'. O estarrecedor é que o cineasta atribui tais declarações ao personagem que encarna o presidente Lula", comentou, sobre a mudança de falas no seriado.

Já o site de esquerda "Brasil 247" pede um boicote ao serviço de streaming, além de criticar o seriado, acusando-o de fazer campanha partidária e de receber incentivos de partidos políticos. (ANSA)

Série da Netflix causa polêmica ao abordar corrupção brasileira

Nenhum comentário