GIRO DA NOTÍCIA

UBER INSTALA PORTÃO EXCLUSIVO NO AEROPORTO DE MANAUS E CAUSA POLÊMICA.

#Taxistas pediram explicação a Infraero, porém, não tiveram retorno.


Taxistas que trabalham no aeroporto internacional Eduardo Gomes denunciaram a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) de favorecimento à empresa Uber, após autorizar, no início deste mês, a instalação de portões exclusivos e faixas sinalizadas do aplicativo de carona paga, na área de desembarque de passageiros do local.

Carlos Alberto Lemos é gerente de uma rádio-táxi autorizada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e disse que a denúncia chegou a ser apresentada na última segunda-feira (23) no plenário do Senado Federal, pelo senador do Estado de Roraima Telmário Mota (PTB), após a categoria reprovar a atitude, alegando que nunca tiveram autorização para instalar esse tipo de propaganda nas imediações do aeroporto.

Ele explicou que há 20 dias os materiais foram instalados por uma empresa terceirizada, mas após reclamação dos taxistas, a faixa foi retirada. “Nós ficamos indignados, pois há trabalhadores com mais de 30 anos na praça, que estão à beira da falência, se humilhando por corrida, enquanto uma empresa multinacional, apesar de realizar o trabalho corretamente, não percebe que os motoristas cadastrados no app não pagam tarifas absurdas para o aeroporto e SMTU, e ainda tem portão exclusivo? Inadmissível”, reclamou.

Há pelo menos três anos, o movimento de viagens em táxis credenciados diminuiu 80%, conforme o taxista Robson França, 62, que já trabalha no local há 30 anos. Antes, os motoristas realizavam até oito corridas por dia. Atualmente, o número despencou para uma viagem diária.

“Além disso, nós auxiliares pagamos toda a semana um valor de R$ 250 a R$ 300 para empresas ou cooperativas como autorização de trabalharmos no local. Enquanto nós ficamos aqui sem nenhuma estrutura ou auxílio da administração, a empresa Uber tem até sinalização diferenciada. No nosso caso, a única propaganda com táxis credenciados se encontra no saguão do desembarque e é apenas uma baia para atendimento”, afirmou.

Os taxistas também disseram que já procuraram a administração da Infraero para mais informações, mas não tiveram retorno.

A equipe do Portal A Crítica foi até o aeroporto Eduardo Gomes e constatou a denúncia. A entrada exclusiva está localizada no portão 1-a, do setor de desembarque. O motorista Glaucio Mendes, 44, deixou um passageiro no local e gostou da ideia de um portão exclusivo para motoristas.

Uber causa polêmica ao instalar portões exclusivos em Manaus

Nenhum comentário