CONSUMIR CAFÉ DURANTE GRAVIDEZ PODE CAUSAR SOBRE PESO AOS BEBÊS.
#Mulheres que consumiam menos de 50 mg de cafeína durante a gravidez eram 15% mais propensas a terem bebê com sobrepeso, segundo o estudo.
O ganho de peso na infância foi maior de acordo com o consumo de cafeína pelas gestantes. Com um consumo considerado "alto", entre 200 e 299 mg de cafeína por dia, na gravidez, os bebês tiveram 22% mais chances de excesso de peso. Já com uma ingestão "muito alta", de pelo menos 300 mg da substância diariamente, as crianças chegaram a ter 45% mais chance de sobrepeso na infância.
"A alta ingestão de cafeína pela mãe, durante a gravidez, foi relacionada à obesidade na infância. Os resultados suportam as recomendações atuais para limitar a ingestão de cafeína durante a gravidez para menos de 200 mg por dia", comenta a pesquisadora Eleni Papadopoulou, do Instituto Norueguês de Saúde Pública, principal autora do estudo, em entrevista para a agência alemã de notícias Reuters. A pesquisa foi publicada no periódico científico BMJ Open, em abril deste ano.
Como os cientistas descobriram que existe risco de a criança adquirir sobrepeso mesmo se as mães consumirem pequenas quantidades de cafeína, os autores alertam que as evidências sugerem que as mulheres grávidas devem evitar café e refrigerante de cola. "É importante que as grávidas saibam que a cafeína não vem apenas do café, mas que bebidas como refrigerantes e energéticos também podem contribuir com quantidades consideráveis %u200B%u200Bde cafeína", comenta Papadopoulou.
Além disso, a pesquisa não conseguiu chegar a um valor mínimo de cafeína, considerado seguro, que a gestante poderia consumir, por dia, para evitar o excesso de peso na criança, durante a infância.
![]() |
| Café na gravidez pode causar sobre peso aos recem nacidos |

Nenhum comentário