BRASÍLIA COMEÇA A TESTAR ÔNIBUS URBANO ELÉTRICO SEM MOTORISTA.
#Ônibus é recarregado na tomada por meio de um carregador específico, desenvolvido pelo fabricante do veículo. Com quatro horas de recarga, o ônibus consegue rodar até 300 quilômetros.
Começou a ser testado nesta semana no sistema de transporte público da capital, o primeiro ônibus movido a energia elétrica do Distrito Federal. O veículo ficará responsável pelo trajeto Rodoviária do Plano Piloto-Esplanada dos Ministérios (linha 109).
De acordo com a secretaria de Mobilidade, o veículo custou R$ 1 milhão e foi adquirido pela Piracicabana e a compra faz parte da renovação de frota da empresa. Em 2012, o GDF lançou um edital para substituir quase 90% do sistema público de transporte.
O ônibus é recarregado na tomada por meio de um carregador específico, desenvolvido pelo fabricante do veículo. Com quatro horas de recarga, o ônibus consegue rodar até 300 quilômetros.
Segundo a Piracicabana, o coletivo é capaz de reduzir a emissão, por ano, de 46,8 toneladas de gás carbônico – o equivalente ao plantio de 343 árvores. A previsão do governo é de que outro ônibus elétrico chegue ao DF até o fim deste ano.
Além do Distrito Federal, São Paulo, Rio Salvador e outras cidades do Brasil já testam veículos elétricos sem motorista.
Começou a ser testado nesta semana no sistema de transporte público da capital, o primeiro ônibus movido a energia elétrica do Distrito Federal. O veículo ficará responsável pelo trajeto Rodoviária do Plano Piloto-Esplanada dos Ministérios (linha 109).
De acordo com a secretaria de Mobilidade, o veículo custou R$ 1 milhão e foi adquirido pela Piracicabana e a compra faz parte da renovação de frota da empresa. Em 2012, o GDF lançou um edital para substituir quase 90% do sistema público de transporte.
O ônibus é recarregado na tomada por meio de um carregador específico, desenvolvido pelo fabricante do veículo. Com quatro horas de recarga, o ônibus consegue rodar até 300 quilômetros.
Segundo a Piracicabana, o coletivo é capaz de reduzir a emissão, por ano, de 46,8 toneladas de gás carbônico – o equivalente ao plantio de 343 árvores. A previsão do governo é de que outro ônibus elétrico chegue ao DF até o fim deste ano.
Além do Distrito Federal, São Paulo, Rio Salvador e outras cidades do Brasil já testam veículos elétricos sem motorista.
Brasília inicia testes com ônibus de transporte público elétrico e sem motorista |
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