GIRO DA NOTÍCIA

BANCOS DA VENEZUELA TEM APAGÃO HORAS ANTES DO GOVERNO ANUNCIAR A RETIRADA DE 5 ZEROS DA MOEDA.

#Corte de cinco zeros, cem milhões de bolívares vão virar mil bolívares soberanos, mas especialistas acreditam que isso não resolverá o problema da hiperinflação e da escassez que atinge o país, pois o pacote de Maduro, o Madurazo, só trata dos "sintomas" da doença econômica que acomete o país.


A população da Venezuela ficou sem acesso a saques de dinheiro e outros serviços bancários prestados nos sites de bancos e em caixas eletrônicos neste domingo (19) numa espécie de "apagão", na véspera de um plano econômico decretado pelo governo do presidente Nicolás Maduro.

Nesta segunda-feira (20), a moeda venezuelana terá cinco zeros cortados e ganhará o nome de Bolívar Soberano, numa megadesvalorização consequência da inflação de 1.000.000% prevista para 2018. Segundo determinação de Maduro, haverá uma taxa de câmbio única, atrelada à criptomoeda petro.

O "apagão" gera incerteza e confusão entre os venezuelanos, que sentem a falta de acesso ao dinheiro em espécie, uma vez que são necessários milhões de bolívares para comprar, por exemplo, um simples sabonete.

Com o corte de cinco zeros, cem milhões de bolívares vão virar mil bolívares soberanos, mas especialistas acreditam que isso não resolverá o problema da hiperinflação e da escassez que atinge o país, pois o pacote de Maduro, o Madurazo, só trata dos "sintomas" da doença econômica que acomete o país.

A população sequer conhece a nova moeda e tem dificuldade em desovar a moeda atual que está em mãos, pois o comércio do país não está aceitando os bolívares antigos por não ter garantia de que poderá trocá-los pelos novos a partir desta segunda-feira.

O que restou da oposição política ao governo Maduro anunciou protestos e greve para esta terça-feira (21) . Nesta segunda, os bancos estarão fechados por conta da implantação do pacote governamental.

Para angariar a simpatia popular no país, Maduro também multiplicou o valor do salário mínimo em mais de 3.000% para cerca de US$ 30. Outras medidas anunciadas incluem aumento de 12% para 16% do imposto sobre valor agregado (IVA), unificação das taxas cambiais e o fim de alguns subsídios à gasolina.

Bancos da Venezuela tem apagão horas antes do governo anunciar retirada de 5 zeros da moeda

Nenhum comentário