GIRO DA NOTÍCIA

OAB ALEGA ESTADO CRÍTICO EM CADEIA DE RORAIMA.

#OAB Nacional fez uma vistoria no presídio de Monte Cristo. A situação é preocupante e deixa a crise que abate o Estado ainda mais grave.


Em meio a uma crise carcerária, o ministro da Segurança, Raul Jugmann, afirmou na sexta-feira (24) que estudava medidas para combater o problema depois de ter identificado desvio de recursos na área. Neste sábado (25), a OAB Nacional fez uma vistoria no presídio de Monte Cristo. A situação é preocupante e deixa a crise que abate o Estado ainda mais grave.

"Além da crise migratória e do possível apagão energético, as autoridades federais e estaduais devem ter atenção prioritária para a questão do sistema prisional. Na vistoria realizada pela OAB no presídio de Monte Cristo, que é a síntese dos problemas que existem nas prisões de grande parte das unidades da federação, constatamos que ele pode ser o palco da próxima grande tragédia nacional", disse o presidente da OAB, Claudio Lamachia, em comunicado oficial.

"O Estado perdeu completamente o controle sobre aquela unidade prisional. As autoridades precisam pedir permissão para os líderes das facções criminosas para cumprir suas funções mais elementares como levar detentos a audiências ou cumprir alvarás de soltura, assim como quando os advogados precisam ter acesso a seus clientes. Ou seja: a penitenciária de Monte Cristo é uma bomba relógio prestes a explodir enquanto as autoridades fazem um jogo de empurra-empurra.

A situação serve também de gancho para que, de uma vez por todas, os candidatos à Presidência da República, comecem a apresentar propostas concretas para a área de segurança pública, que deve ser prioridade do próximo governo".

OAB alega estado crítico em cadeia de Roraima

Nenhum comentário