GIRO DA NOTÍCIA

PARQUE IBIRAPUERA COMPLETA 64 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA.

#Parque foi inaugurado no dia 21 de agosto de 1954, com projeto concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello e Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.


Chamado por muitos de 'pulmão de São Paulo', o parque Ibirapuera, na zona sul, completa 64 anos nesta terça-feira (21) como um dos principais pontos turísticos da capital paulista.

O cartão postal foi inaugurado no dia 21 de agosto de 1954, com projeto concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello e Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.

Curiosamente, o nome do parque, em tupi, significa "pau podre" ou "árvore apodrecida", por causa da região alagada que ocupa.

Além da vegetação abundante, o local é um reduto para a prática de atividades físicas, com pistas para corrida e caminhada, ciclovias e quadras esportivas. A natureza no parque é valorizada por viveiros e herbários, e os mistérios do espaço ficam mais próximos aos visitantes do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, o primeiro do Brasil.

É ali também que estão grandes museus, como Afro Brasil e o MAM (Museu de Arte Moderna), além de pavilhões culturais como a Fundação Bienal, a OCA, o Pavilhão Japonês e o Pavilhão das Culturas Brasileiras. No Auditório Ibirapuera, grandes artistas fazem apresentações a preços acessíveis.

Para comemorar o aniversário do 'Ibira', como foi carinhosamente apelidado pelos paulistanos, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente preparou uma programação especial durante esta semana. Confira alguns destaques.

Parque Ibirapuera: 64 anos

Museu Afro Brasil (entrada: R$ 6 inteira; R$ 3 meia – grátis aos sábados)

Design e tecnologia no tempo da escravidão
Reedição de uma das exposições de maior sucesso do Museu Afro Brasil. A mostra apresenta mais de 400 peças do acervo do museu, entre objetos de uso doméstico e ferramentas para ofícios rurais e urbanos, que contextualizam o conhecimento aplicado na produção de objetos e utensílios dos séculos XVIII e XIX.

Sertão Expandido (até dia 29 de agosto)
“Sertão Expandido” encerra um hiato de cinco anos desde a última exposição do artista Kboco, e apresenta o resultado da transição que o levou de volta ao seu estado de origem, Goiás. A mostra reúne cerca de dez trabalhos inéditos entre pinturas, desenhos, assemblages e intervenções em site specific.

Planetário Aristóteles Orsini (entrada gratuita)

Planetas do Universo – Sessão cidadã
24 de agosto, às 19h30

Exploração Espacial – Sessão cidadã especial
25 de agosto, às 17h

A Janela Mágica
25 de agosto, às 13h
Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nesta aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, constelações e muito mais. Faixa etária: Indicada para crianças de 5 a 12 anos. Duração: 40 minutos.

Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez
25 de agosto, às 15h
Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera. Desde a sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário do Ibirapuera recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole. Vamos explorar os objetos celestes mais fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de janeiro de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada. Faixa etária: Destinada ao público de todas as idades. Duração: 50 minutos

Voyager
25 de agosto, às 19h
Tem o objetivo de mostrar elementos relacionados ao programa Voyager, que comemora os 40 anos de viagem. As sondas Voyager tinham por objetivo observar de perto os planetas Júpiter, Saturno e suas principais luas. Além de nos enviar dados importantes, que nos ajudaram a entender melhor o sistema solar, elas viajam para fora do sistema solar carregando uma mensagem de esperança para quem quer que as encontre. São, hoje, os artefatos humanos que estão mais distantes de casa. Faixa etária: Destinada ao público de todas as idades. Duração: 30 minutos.

Auditório Ibirapuera

Negras Vozes em Travessia (Gratuito)
26 de agosto, às 19h
Show reúne Juçara Marçal, Nega Duda e Dani Nega, cantoras com trajetórias distintas que se encontram em prol da potencialização de seus discursos, suas obras e seus sentimentos; às 18h, o show ganha abertura com a Orquestra de Tambores de Aço de Volta Redonda.

Fonte Luminosa

Espetáculo da Fonte Luminosa
Sábados e domingos, às 20h30 e 21h

Espetáculo da Fonte Modo Ornamental
Segundas às sextas-feiras, às 9h, 14h e 19h
Sábados e domingos, às 9h e 14h

Parque Ibirapuera completa 64 anos

Nenhum comentário