GIRO DA NOTÍCIA

TSE AUTORIZA TROPAS FEDERAIS DE ATUAREM NO RIO DE JANEIRO DURANTE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS.

#Tropas atuarão em pelo menos 41 cidades do RJ. No Brasil,  238 cidades contempladas.


A presença das Forças Armadas no Estado do Rio de Janeiro para auxiliar a segurança pública durante as eleições de 2018 foi autorizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O pedido foi feito pelo presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio), o desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos. A ideia é que os militares permaneçam nos municípios fluminenses inclusive durante um 2º turno, caso a possibilidade se concretize.

Ao todo, 41 cidades do RJ serão contempladas pela presença das forças federais, que têm o objetivo de garantir normalidade ao processo eleitoral em cidades em que a disputa é acirrada demais ou que os índices de violência são muito altos.

A decisão do TSE sobre o deslocamento das Forças Armadas também inclui mais 197 municípios do Brasil, em mais três Estados. São autorizadas a receber a segurança 114 cidades do Piauí, 72 do Maranhão e 11 do Acre. Ao todo, são 238 cidades contempladas.

Os pedidos foram formulados pelos juízes das zonas eleitorais em questão, de acordo com cada Estado. A solicitação foi encaminhada, então, aos Tribunais Regionais, que levaram a demanda sobre a necessidade de atuação das tropas ao TSE. Agora, com a autorização do órgão superior, o caminho é que os pedidos cheguem ao Ministério da Defesa, o responsável por organizar e executar as ações de segurança.

Ação federal não é inédita no Rio: Esta não será a primeira vez que o Rio recebe forças federais para a segurança das eleições. O mesmo já ocorreu no pleito passado, de 2016. Na ocasião, 10 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica atuaram na capital e em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo, Belford Roxo, Campos, Macaé, Magé, Queimados e Japeri.

No primeiro turno de 2016, 6,5 mil homens realizaram a segurança no Rio de Janeiro. Foi o maior contingente de militares concentrado em um mesmo Estado. Destes, cerca de 2,5 mil ficaram apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Muitos deles já estavam na cidade por conta da realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Para o segundo turno, tropas federais permaneceram em São Gonçalo, Niterói, Nova Iguaçu, Berlford Roxo e Duque de Caxias.


Tropas Federais pdoerão atuar no Rio durante as eleições deste ano

Nenhum comentário