GIRO DA NOTÍCIA

DESSALINIZAÇÃO QUE USA ÁGUA SALOBRAS ESTÁ EM ACENSÃO NO NORDESTE DO PAÍS.

#Brasil tem hoje cerca de 575 sistemas estão em funcionamento, sendo 234 deles no Ceará, 44 na Paraíba, 29 em Sergipe, 10 no Piauí, 68 no Rio Grande do Norte, 45 em Alagoas e 145 na Bahia. Há ainda outras 147 estações em obras.


O processo de dessalinização da água que o presidente eleito Jair Bolsonaro afirma que irá acertar com uma parceria com Israel já existe no Brasil desde 2004.A tecnologia foi implentada no projeto Água Doce, do governo federal. A ação é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e beneficia 230 mil pessoas, sem parceria com Israel.

Os sistemas de dessalinização captam águas salobras subterrâneas, que passa pelo processo de dessalinização e é então distribuída para a comunidade através de chafarizes.

Hoje, 575 sistemas estão em funcionamento, sendo 234 deles no Ceará, 44 na Paraíba, 29 em Sergipe, 10 no Piauí, 68 no Rio Grande do Norte, 45 em Alagoas e 145 na Bahia. Há ainda outras 147 estações em obras.

Cada sistema tem um investimento médio de R$ 250 mil, considerando as etapas do diagnóstico à implantação, e depois um ano de manutenção e monitoramento do sistema.

Entre abril e maio de 2016, aconteceu a competição Global Graphene Challenge, criado pela empresa sueca Sandvik Coromant, que pedia aos participantes que enviassem projetos com uso do grafeno, uma matéria-prima derivada do carbono.

O desafio foi vencido pela brasileira Nadia Ayad, recém-formada em engenharia de materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), do Rio de Janeiro, que criou um projeto de dessalinização da água utilizando grafeno na tecnologia.

Dessalinização esta em acensão no Nordeste do país

Nenhum comentário