GIRO DA NOTÍCIA

PRIMEIRA TRAVESTI ELEITA DE MINAS ANUNCIA GRAVIDEZ.

#Duda diz estar com pouco mais de 13 semanas de gravidez, e que o nome da criança será Sol.


A criadora da ONG Transvest, Duda Salabert, anunciou nas redes sociais que ela e a mulher esperam um bebê. O vídeo do ultrassom, com mais de 16 mil visualizações em quatro horas, foi publicado na manhã desta segunda-feira (07/01).

Duda, mulher transexual, e Raíssa, que é lésbica, são casadas há sete anos e moram em Belo Horizonte. Em entrevista ao G1, o casal contou detalhes do processo da gravidez. “Nós tínhamos planejado engravidar em 2018. E aconteceu no começo da campanha política”, explicou Duda, que foi a primeira candidata transexual ao Senado em Minas Gerais. Ela não foi eleita, mas teve mais de 350 mil votos no estado.

Com 13 semanas de gestação, a criança tão esperada já tem nome: Sol. “Quando as pessoas são transexuais, o nome de registro acaba sendo um sofrimento para a pessoa, e a retificação é um processo burocrático. Como entendemos a transexualidade como uma possibilidade, escolhemos um nome de gênero neutro”, disse a militante de causas LGBTI.

“A ideia é essa mesmo. Iluminar a sociedade com muito afeto. E esse iluminar com afeto e com amor significa reconhecer esta vida que está vindo independente do seu gênero e de sua identidade”, disse Duda sobre Sol.

Polêmica: E falando sobre o nome, a ex-candidata ao Senado citou a polêmica sobre a frase dita pela ministra da Mulher, da Família e Direitos Humanos, Damares Alves. No dia 2 de janeiro, ela disse "É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa”. Mesmo com a repercussão da frase, a ministra disse não se arrepender, mas que nenhum direito adquirido vai ser retirado da população LBGTI.

“Quando nós escolhemos o nome Sol, a gente vai totalmente contrário ao que a ministra propõe. A gente quer total liberdade para que ela [a criança] se reconheça e se identifique no gênero que ela quiser. Não vai ter pressão familiar para que esta criança siga determinado gênero”, afirmou Duda.

Sobre a chegada de Sol, Duda disse que o quarto do bebê já está sendo planejado. “E toda esta nova estrutura de forma mais livre possível, sem ‘generificar’ este corpo”, descreveu.


Primeira travesti eleita de MG diz estar gravida do primeiro filho

Nenhum comentário