GIRO DA NOTÍCIA

CONAR ADVERTE EMPIRICUS E PEDE SUSPENSÃO DE PROPAGANDAS DA EMPRESA.

#Julgamento realizado na terça-feira (21), a 6ª Câmara do Conselho de Ética do Conar aprovou por unanimidade a recomendação de "sustação agravada por advertência ao anunciante".




O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu advertir a Empiricus Research e pediu a retirada do ar de 6 propagandas da empresa, incluindo o vídeo com a funcionária Bettina, que viralizou na internet.

Na peça publicitária, Bettina Rudolph, de 22 anos, afirma ter acumulado um patrimônio acima de R$ 1 milhão, após ter começado a investir com R$ 1.520 três anos antes.

Em julgamento realizado na terça-feira (21), a 6ª Câmara do Conselho de Ética do Conar aprovou por unanimidade a recomendação de "sustação agravada por advertência ao anunciante".

A representação foi aberta após denúncias de consumidores e abrange os anúncios "Oi. Meu nome é Bettina. Tenho 22 anos e 1.042.000,00 reais de patrimônio acumulado ...", "Dobre seu salário em tempo recorde", "+251 todos os dias na sua conta", "Receba todo mês R$1.823,53 de aluguel", "Milionário com ações" e "O dobro ou nada".

O processo foi aberto no Conar em março. Na época, o órgão informou que "numerosas denúncias de consumidores" questionaram a veracidade das afirmações contidas nos vídeos, "prometendo sem maiores explicações rentabilidade elevada para investimentos financeiros".

Segundo o Conar, a relatora do caso destacou em seu voto que as peças "trazem desinformação e confundem os consumidores", concluindo que o pressuposto da veracidade não está presente nos anúncios.

Procurada pelo G1, a Empiricus informou que todos os vídeos já foram retirados do ar por iniciativa da própria "e não por a empresa reconhecer qualquer irregularidade nas campanhas".

Ainda que os vídeos já tenham deixado de ser veiculados – alguns deles antes mesmo da decisão do conselho –, o Conar explicou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a sustação visa garantir que as peças não voltem a ser veiculadas, além de advertir o anunciante sobre as normas do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

Conar adverte Empiricus

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