GIRO DA NOTÍCIA

SUL VOLTA A TER FRIO INTENSO COM PASSAGEM DE RÁPIDA FRENTE FRIA.

#Frente fria traz junto uma forte massa de ar frio polar e também um intenso ciclone extratropical e seu deslocamento sobre o Sul do Brasil vai provocar ventania.





Uma forte frente fria começa a avançar da Argentina e do Uruguai para o Sul do Brasil trazendo chuva forte, ventania e frio de inverno para o feriado prolongado do fim da semana .

Risco de ventania no Sul do Brasil: Nesta terça-feira, 18 de junho, a nova frente fria provoca temporais no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. A chuva avança para a Grande Porto Alegre e para demais regiões gaúchas no decorrer da tarde e na noite da terça-feira, 18 de junho.

Esta frente fria traz junto um forte massa de ar frio polar e também um intenso ciclone extratropical e seu deslocamento sobre o Sul do Brasil vai provocar ventania.

Nesta terça-feira as rajadas de vento podem alcançar até 90 km/h no Rio Grande do Sul e na serra de Santa Catarina e até 70 km/h nas demais áreas da Região.

O serviço de meteorologia da Argentina já pôs várias regiões do país em alerta por causa desta frente fria. Há alerta para neve, tempestades e “viento blanco*” na parte mais elevada da cordilheira dos Andes.

Frio e chuva: Durante a quarta-feira, 19, a chuva se espalha sobre os três estados da Região Sul e a temperatura começa a baixar com a chegada de uma forte massa de ar frio de origem polar. A sensação de frio no Sul do Brasil vai aumentando até chegar a noite.

O centro da massa de ar frio, que é a região mais fria da massa polar, vai ingressar sobre o Sul do Brasil entre a noite do dia 19 e a madrugada do dia 20 de junho. Isto vai fazer com que o feriado prolongado de 20 de junho seja com clima de inverno no Sul do Brasil. Há condições para geada em várias áreas do Sul no dia 20 de junho.

Na sexta-feira 21, quando o inverno começa oficialmente, e no fim de semana, o Sul do Brasil fica com muito sol e frio. Há risco de nevoeiro no início da manhã.

Mar agitado: Atenção para forte agitação no mar que começa a ocorrer durante a quinta-feira, 20 de junho, e persiste nos dias 21 e 22 de junho. Há risco de ressaca no Sul na sexta-feira, 21. O mar fica agitado por causa da passagem de um forte ciclone extratropical pela região de Buenos Aires e sobre o Uruguai.

Chuva e frio intenso deve avançar no RS

Nenhum comentário