GIRO DA NOTÍCIA

CIENTISTAS CHINESES INICIAM TESTES COM VACINA CONTRA HIV EM HUMANOS.

#Vacina em desenvolvimento não contém todos os segmentos do vírus, mas apenas algumas partes do seu material genético, para que as possibilidades de infecção sejam reduzidas consideravelmente.





Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da aids, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste gênero atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa local.

A vacina, designada DNA / rTV, consiste no replicar do DNA de uma parte do vírus, para estimular uma "imunização efetiva" contra a doença, explicou Shao Yiming, um dos pesquisadores do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, citado pelo jornal oficial em língua inglesa China Daily.

Segundo o responsável pelos testes, trata-se da primeira vez que uma vacina para combater a aids é experimentada em seres humanos. "Com uma redução significativa na virulência, a vacina não causará infecção em receptores saudáveis", explicou o cientista.

A vacina em desenvolvimento não contém todos os segmentos do vírus, mas apenas algumas partes do seu material genético, para que as possibilidades de infecção sejam reduzidas consideravelmente.

O DNA do vírus continuará a se replicar após a injeção, estimulando constantemente o sistema imunológico a produzir anticorpos, um processo semelhante às vacinas para outras doenças.

A maioria das vacinas contra o vírus da aids na China, e no resto do mundo, são do tipo "inativo": não contêm partes do DNA do vírus que podem ser replicadas, e, portanto, os seus efeitos no sistema imunológico são menores com o tempo.

A primeira fase de testes, iniciada em 2007, provou a "segurança" desta vacina, e a segunda fase servirá para "determinar o procedimento de vacinação" a ser seguido no futuro, descreveu Shao.

"A segunda fase dos testes clínicos vai ser concluída no primeiro semestre de 2021, e a terceira fase pode começar no final daquele ano e incluirá milhares de voluntários para testar a eficácia da vacina", acrescentou.

O grupo de pesquisa já recrutou mais de 130 voluntários, e os primeiros preparativos já estão em andamento em dois hospitais chineses, um em Pequim e outro em Hangzhou, na costa leste da China.

Segundo a Comissão Nacional de Saúde, o número total de infectados no país estava em cerca de 1,25 milhão de pessoas. Em média, todos os anos a China registra cerca de 80 mil novos casos de infecção.

Encarada outrora na China como uma "doença de estrangeiros", fruto de "um estilo de vida capitalista e decadente", a aids fez a primeira vítima no país em 1985.

Cientistas chineses testam vacina anti HIV

Nenhum comentário