GIRO DA NOTÍCIA

GOVERNO SUSPENDE EDITAL PARA CONTEÚDO MULTIMÍDIA LGBT+

#Medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), após falas do presidente Jair Bolsonaro para algumas produções pré-aprovadas, todas com a temática LGBT.




O edital que havia selecionado séries sobre "diversidade de gênero" e "sexualidade" para serem exibidas em TVs públicas, foi suspendido pelo governo Bolsonaro nesta quarta-feira (21).

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), após falas do presidente Jair Bolsonaro para algumas produções pré-aprovadas, todas com a temática LGBT.

A portaria assinada por Osmar Terra, ministro da Cidadania, suspende o edital por 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 180.

De acordo a publicação, "após a recomposição do CGFSA, fica determinada a revisão dos critérios e diretrizes para a aplicação dos recursos do FSA, bem como que sejam avaliados os critérios de apresentação de propostas de projetos, os parâmetros de julgamento e os limites de valor de apoio para cada linha de ação."

Bolsonaro havia afirmado anteriormente que não iria permitir que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) distribuísse verbas para algumas produções com temas LGBT que tentam captar recursos. "Conseguimos abortar essa missão", comentou o presidente. No mês passado, ele teria considerado "absurdo" projetos aprovados pela Ancine, como o reality show "Born to Fashion", cujo princípio é revelar modelos transgêneros.

As obras citadas por ele, "Afronte", "Transversais", "Religare Queer" e "O sexo reverso" são produções anunciadas em março como parte de uma seleção preliminar do processo.

Governo cancela verba para o cinema LGBT+

Nenhum comentário