GIRO DA NOTÍCIA

TRANSMISSÕES DEVERÃO MOSTRAR AS MESMAS IMAGENS DO VAR.

#Medida valerá também para os telões dos estádios, caso estes tenham capacidade de mostrar em tempo real. A ideia é dar maior transparência e fazer com que o público saiba exatamente o que está sendo analisado.






Em balanço realizado na sede da CBF, o chefe da comissão de arbitragem da entidade, Leonardo Gaciba, anunciou que, a partir da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, as imagens de revisão do VAR serão abertas nas transmissões.

A medida valerá também para os telões dos estádios, caso estes tenham capacidade de mostrar em tempo real. A ideia é dar maior transparência e fazer com que o público saiba exatamente o que está sendo analisado.

Apesar dos protestos dos clubes, Gaciba afirmou que os áudios da comunicação entre o árbitro de campo e o VAR não serão divulgados. Segundo ele, o linguajar utilizado pelos árbitros "não é dos mais agradáveis" e poderia causar constrangimento.

Elogios às decisões: Alheio às polêmcias que o uso do VAR vem causando rodada após rodada no Campeonato Brasileiro, o chefe de arbitragem da CBF elogiou as decisões tomadas pelos árbitros. Segundo ele, houve 98% de acerto em lances capitais.

Na comparação com o campeonato do ano passado, foram 78 menos erros até a 15ª rodada. A comissão trabalha com apenas 10 erros, contra 88 no mesmo período em 2018.

O VAR fez 851 checagens e revisões nos 139 jogos disputados até o momento, totalizando uma média de 6,12 por partida. Houve 69 mudanças de decisão, com uma média de parada de 1 minuto e 52 segundos no geral.

Ainda de acordo com os números apresentados por Leonardo Gaciba, o índice de acerto de pênaltis subiu de 68% sem o VAR em 2018 para 92% com a implementação da tecnologia neste ano. Por outro lado, só na última rodada, houve reclamações de pênaltis claros não marcados a favor de Ceará e Fluminense.

"Estamos errando em saber utilizar a ferramenta como um todo. De ter esse feeling dessa diferença de enxergar o jogo com o olho da TV, o que todo mundo está observando. Quando a gente deve ver o detalhe, quando deve ver o macro, quando deve ver a intensidade, o que é um contato que todo mundo vai reclamar. São coisas que são muito novas para nós na arbitragem e o tempo vai dar esse feeling", analisou Leonardo Gaciba.

Transmissões deverão mostras as mesmas imagens do VAR

Nenhum comentário