GIRO DA NOTÍCIA

MÃES PODERÃO AMAMENTAR DURANTE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS.

#Direito é válido desde que a concurseira avise previamente a banca organizadora do certame. A Lei 13872/19 garante a amamentação de bebês de até 6 meses de vida.





Uma lei sancionada pelo governo federal passou a permitir que mães poderão amamentar seus filhos durante provas de concursos públicos. O direito é válido desde que a concurseira avise previamente a banca organizadora do certame.

A Lei 13872/19 garante a amamentação de bebês de até 6 meses de vida. Conforme explica o professor de direito Constitucional do Gran Cursos Online, Aragonê Fernandes, o direito à amamentação já estava previsto em lei, mas ainda não existia nenhum detalhamento da aplicação desse direito durante a realização de concursos públicos.

"Algumas bancas já vinham adotando esse procedimento, mas ainda não havia previsão em Lei Federal. Com a uniformização por meio de lei, a medida terá que ser aplicada em todos os concursos da esfera federal. Isso já ocorria em algumas bancas, a exemplo da CESPE. Agora, todas as bancas terão que cumprir o disposto na legislação", diz.

Já o professor de direito Constitucional do Gran Cursos Online, Wellington Antunes, ressalta que as medidas de segurança adotadas pelas bancas organizadoras de concursos com intuito de evitar fraudes durante as provas acabavam restringindo esse direito das candidatas.

"Alguns editais permitiam, outros não falavam nada, ou falavam em condições especiais, sem detalhar quando se aplicaria. Como não havia um direcionamento legislativo, ocorriam interpretações divergentes", ressalta.

De acordo com o texto, a mãe precisa apresentar a certidão de nascimento antes da data da prova para comprovar a idade da criança. A nova lei entrará em vigor em 30 dias.

?Os editais publicados após esse período deverão assegurar os direitos de as candidatas amamentarem seus filhos, por períodos de até 30 minutos por filho, em intervalos de duas horas.

Durante o período de amamentação, a mãe será acompanhada por fiscal. O tempo gasto pela candidata será compensado integralmente para a realização da prova.

Mães poderão amamentar filhos durante provas

Nenhum comentário