GIRO DA NOTÍCIA

BELÉM MARCA PONTOS NAS CALÇADAS EM PARADAS DE ÔNIBUS PARA EVITAR AGLOMERAÇÃO.

#Marcações nas calçadas começaram a ser feitas na manhã da quinta-feira (9). Os usuários dos transportes coletivos que necessitam sair de casa, mesmo durante o período de isolamento social, aprovaram a iniciativa.




Mais de 50 paradas de ônibus de um total de 151 escolhidas em Belém, já receberam os serviços de sinalização que tem como objetivo manter o distanciamento social de pelo menos um metro, entre uma pessoa e outra, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O projeto “Parada Sinalizada” é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e feita pelos custodiados do sistema penal paraense.


As marcações nas calçadas começaram a ser feitas na manhã da quinta-feira (9). Os usuários dos transportes coletivos que necessitam sair de casa, mesmo durante o período de isolamento social, aprovaram a iniciativa. Valdecir Barros, 54 anos, além de elogiar o projeto, lembrou que as pessoas precisam seguir à risca as recomendações dos órgãos de saúde. “Essa ideia de sinalizar as paradas foi ótima para gente que ainda necessita sair de casa e pegar ônibus. Sempre costumamos ver as pessoas aglomeradas nas paradas. Talvez agora a maioria se conscientize e mantenha a distância necessária para se proteger e os demais que estão ao redor”, disse.

Emiliana dos Santos, 78, contou que andava frequentemente de ônibus, mas por conta da pandemia tem evitado sair de casa. Para ela que está no grupo de risco, as marcações dão alivio na hora de esperar o transporte. “Elas (marcações) vão ajudar bastante o povo. Tem pessoas que ainda não compreenderem a gravidade da coisa”, afirma.


Segundo o secretário Jarbas Vasconcelos, até o momento, 53 paradas da cidade já foram sinalizadas. “O objetivo do projeto, que conta com a atuação dos nossos internos, é apenas uma: combater a Covid-19. A Seap tem ciência que os custodiados estão ali tentando entregar o mínimo de retorno para a sociedade nesse combate. É muito importante reconhecer a iniciativa deles e incentivar ainda mais”, ressaltou.

O representante lembrou que mesmo antes da pandemia mais de dois mil presos realizam atividades externas, mas que agora apenas 66 homens selecionados podem deixar as casas penais para realizar as atividades. “Fizemos isso justamente para evitar as aglomerações. Esse grupo escolhido de uma única unidade prisional sai apenas e unicamente, para realizar as pinturas. Em seguida, volta para uma cela isolada onde ficam em quarentena”, esclarece. Outras ações de limpeza e desinfecção dos prédios dos órgãos de segurança pública do Estado também são feitas pelos internos com a ajuda do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Demarcações: Além dos pontos localizados na avenida Almirante Barroso, outras paradas localizadas ao longo das avenidas Augusto Montenegro, José Malcher, Nazaré, Assis de Vasconcelos, Conselheiro Furtado, Gentil Bitencourt, Perimetral, Visconde de Souza Franco e Presidente Vargas devem receber as demarcações nos próximos dias. “Inicialmente começamos por esses pontos na capital, mas dependendo da evolução da pandemia o projeto se estenderá para outras áreas e municípios que fazem parte da grande Belém”, informou o titular da Seap.

Belém demarca pontos de ônibus

Nenhum comentário