GIRO DA NOTÍCIA

QUAL MELHOR MATERIAL PARA CONFECCIONAR MÁSCARAS CASEIRAS? CNI EXPLICA:

#Autoridades e profissionais da saúde recomendam que a população confeccione sua própria máscara para evitar colapso no sistema de EPIs no centros hospitalares das médias e grandes cidades do Brasil.





Em tempos de isolamento social e escassez de produtos hospitalares como luvas e outros equipamentos de proteção, ficou determinado que apenas quem apresentasse sintomas da Covid-19 usasse máscaras, para evitar que quem mais precisa ficasse sem o aparato. Nos Estados Unidos, no entanto, a recomendação das autoridades é que todos cubram os rostos com tecidos durante a pandemia do novo coronavírus. Mas qual material oferece a maior proteção?

Nos EUA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças compartilhou uma padronagem que não requer costura para fazer sua máscara caseira, usando tecidos que vão desde uma bandana ou lenço e dois elásticos até filtros de café — aqui no Brasil, o passo a passo da versão feita em casa foi transmitida pelo jornalista Márcio Gomes ao vivo na TV Globo, em um vídeo que chegou a repercutir na internet. Especialistas concordam que cobrir o rosto com tecidos diferentes pode reduzir significantemente as partículas com vírus que estão saindo com tosses e espirros de uma pessoa infectada, mas impedir a entrada de doenças já é outra história.

Uma matéria do New York Times mostra que há uma diferença de tecido para tecido quando a questão é se proteger dos vírus como a Covid-19. Nos Estados Unidos, testes feitos por cientistas mostram que filtros de ar, sacos de aspirador de pó, fronhas com mais de 600 fios e tecidos semelhantes a pijamas de flanela cumprem bem a tarefa de proteger quem não está doente dos vírus — alguns filtros, no entanto, devem ser usados envelopados em outros tecidos, já que eles podem soltar pequenas fibras que podem ser perigosas se inaladas. Já os filtros de café tiveram uma performance mediana. O material de lenços e bandanas tiveram notas mais baixas, mas ainda conseguiram capturar uma pequena porcentagem de partículas.

Se você não tem nenhum dos tecidos citados acima, há ainda um pequeno teste caseiro que pode ser feito para descobrir se um tecido é eficiente para ser usado como máscara. “Segure-o contra uma luz forte”, aconselha o Doutor Scott Segal, que estudou as máscaras caseiras e foi entrevistado pelo NYT. “Se a luz passar com muita facilidades pelas fibras do tecido, ou se você puder ver as fibras contra a luz, o material não é uma boa escolha. Se o tecido tiver um tear mais denso ou for de um material mais grosso, que não permite que a luz passe por ele, este é o material que você quer usar”.

CNI Explica como fazer sua própria máscara caseira

Nenhum comentário