GIRO DA NOTÍCIA

BRASIL QUER QUE CRIANÇAS PRESAS NOS EUA VOLTEM DE FORMA VOLUNTÁRIA AO PAÍS.

#Brasil quer evitar que famílias refugiadas sejam deportadas dos EUA após entrarem de forma ilegal ao país da América do Norte.


O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, volta ao Brasil nesta quinta-feira (19), após quase uma semana nos Estados Unidos, avaliando a situação das crianças brasileiras que foram separadas dos pais. Atualmente, 40 menores estão em abrigos para imigrantes em território americano porque os responsáveis foram presos após entrar ilegalmente no país pela fronteira com o México.

A viagem do ministro duraria até o final de semana, mas Rocha decidiu antecipar o retorno para tratar da logística de recepção das crianças e suas famílias ao país. A Justiça Federal norte americana determinou que os menores sejam entregues aos familiares até o dia 26 de julho.

Apesar do retorno do ministro, representantes do MDH continuam nos Estados Unidos para dar continuidade às tratativas sobre a reunião com as famílias. O objetivo é possibilitar que não saiam dos Estados Unidos na condição de deportados, mas de "saída voluntária".

"Para a criança, o melhor interesse é que ela tenha essa saída voluntária, porque isso não impede que ela venha aos Estados Unidos no futuro, como seria o caso da deportação. Ter um impedimento desses tão jovem é uma questão muito séria, tendo em vista que não foi ela quem deu causa a este processo. É importante que ela possa ter essa escolha no futuro", esclarece o ministro.

Segundo Rocha, o governo está acompanhando as famílias, por meio dos consulados. Eles recebem auxílio jurídico pelos escritórios, além de organizações e ONGs especializadas que dão suporte, inclusive, possibilitando as decisões judiciais que já foram deferidas.

Governo do Brasil quer evitar que brasileiros presos nos EUA sejam deportados de forma ilegal

Nenhum comentário