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BRASILEIROS LIDERAM RANKING DE COMPRAS NA ZARA.

#Brasil se manteve na liderança apesar do real ter sofrido uma das maiores desvalorizações frente ao dólar no grupo de países analisados–uma queda de 14% nos últimos 12 meses.


Encher uma sacola com roupas da Zara sai mais caro no Brasil do que em todos os principais mercados em que a varejista de moda opera. É o o que mostra o Índice Zara, que mede os preços de uma cesta de 12 produtos vendidos em lojas da Zara de 43 países e os compara com os valores praticados nas lojas americanas da rede –convertendo os preços para dólar.

Criado pelo BTG Pactual, o índice, que chegou à sua quarta edição, mostra que, enquanto em países como Eslovênia, Grécia e Portugal os valores são entre 29% e 36% mais baratos que nos EUA, por aqui os preços são 18% superiores. Além do Brasil, só o Japão tem preços maiores do que os EUA.

Para comprar um blazer básico no Brasil, por exemplo, o consumidor precisa desembolsar US$ 55 (R$ 204), enquanto na Espanha apenas US$ 34 (R$ 126,3). Já uma camiseta básica sai por US$ 6,8 nas lojas espanholas; por aqui, o brasileiro precisa pagar US$ 20,8, três vezes mais.

Quando o Índice Zara começou a ser feito, em 2014, o Brasil também liderava o ranking, com produtos 21,5% mais caros do que nos EUA.

Tributos e burocracia: O curioso é que o Brasil se manteve na liderança apesar do real ter sofrido uma das maiores desvalorizações frente ao dólar no grupo de países analisados–uma queda de 14% nos últimos 12 meses.

Para Fábio Monteiro, um dos analistas responsável pelo estudo, o Brasil não é um país simples para empresas estrangeiras, com sistema tributário complexo, gargalos em logística e risco cambial.

Operação local pequena: Além das causas ligadas ao chamado "risco Brasil", no caso da Zara, há também fatores ligados à operação no Brasil, onde a espanhola adotou um modelo operacional diferente do que usa lá fora.

A produção local é muito baixa, representando menos de 10% do volume de vendas da varejista, o que gera um maior risco cambial e torna mais longo o chamado "lead time"– o tempo gasto do desenvolvimento da coleção até à chegada às lojas (Quanto mais curto o "lead time", maior a chance de acerto nas coleções).

Apenas 92 fábricas estão localizadas no Brasil ou na Argentina, 1,3% das fábricas da Zara globalmente (7.210). Instalada no país desde 1999, a rede tem 56 lojas.

Brasileiros lideram ranking de compras na Zara

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