GIRO DA NOTÍCIA

RIO DE JANEIRO REALIZA A 20ª PARADA LGBT.

Evento ocorreu durante todo o Domingo e reuniu milhares de pessoas.

     Aconteceu na tarde desse Domingo 15, a 20ª edição da Parada LGBT (Lésbicas-Gays-Bissexuais-Travestis-Transsexuais e Transgêneros) em Copacabana Rio de Janeiro. O evento destacou como tema 2015 a frase: “Palavras Ferem, Violência Mata”, que pedia o fim da violência contra homossexuais. O país é o que mais registra mortes e agressões contra LGBT do mundo.
     O evento que teve inicio ainda pela manhã, contou com 5 trios elétricos ao longo da avenida Atlântica. Uma gigantesca bandeira simbolo dos LGBT foi estendida na via, para protestar a favor o fim da restrição a doadores de sangue considerados inaptos por causa de sua orientação sexual. Grupos de manifestantes marcaram a edição 2015 no evento, como o bloco "Mães pela Diversidade" que reivindicou o reconhecimento de casais homossexuais como família. O bloco dos transsexuais protestou a favor dos direitos e identidade de gênero.
     O evento contou com o programa "Orgulho e Cidadania", que realizou gratuitamente vacinas contra a Hepatite B, e distribuição de mais de 400 mil camisinhas. Também será possível fazer testes rápidos de HIV. Além disso, durante a ação, a Empresa Manpower e o Comitê Olímpico cadastrarão lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais para preencherem as vagas de emprego durante as. Olimpíadas Rio 2016. Já o Sindicato dos Comerciários terá plantão jurídico e distribuirá informativos.
     Um esquema no transito carioca foi montada para não haver congestionamento. As mudanças serão mantidas até o fim do evento. A liberação está prevista para as 22h, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio.
     Durante a tarde uma forte chuva caiu no Rio de Janeiro, a festa continuou normalmente até as 20:00 horas. A policia tanto os organizadores não divulgaram números, mais estima-se que de costume, mais de 1 milhão de pessoas participaram da Parada LGBT.

Nenhum comentário