CABOS DE FIBRA ÓPTICA IRÁ CONECTAR BRASIL A EUROPA ATRAVÉS DE SUBMARINOS.
No Brasil, a estação costeira do ficará em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo informações da Telebras, estatal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o cabo terá 10,2 mil quilômetros de extensão e fará uma conexão em Fortaleza (CE). O investimento total calculado é de, aproximadamente, R$ 660 milhões (ou 212 milhões de dólares).
Em um evento ocorrido em São Paulo, em Abril, representantes do Brasil e Espanha ressaltaram que o cabo vai facilitar e tornar mais rápida a troca de dados entre os continentes. Segundo a gerente de planejamento, controle e inovação da estatal brasileira, Tatiana de Oliveira Costa, os estudos começaram há cinco anos, mas agora começam a ser concretizados. “O projeto passou por adaptações. Estamos na fase da captação de recursos, mas estamos certos de que as intervenções (obras) começam ainda em dezembro deste ano, a partir da estação de Praia Grande”, informa. A previsão é que a implantação ocorra em até dois anos, com o sistema já operando.
Em termos práticos, segundo Tatiana, são os usuários da internet é que vão ser beneficiados. “Certamente vão sentir uma diferença, uma vez que a maioria dos dados que saem do Brasil para Europa passam, atualmente, pelos Estados Unidos. A partir do EllaLink, a conexão será direta, sem nenhum intermediário”, explica.
![]() |
| Brasil e Espanha serão ligados por cabos |


Nenhum comentário