GIRO DA NOTÍCIA

LANÇAMENTO DE CARGUEIRO RUSSO É CANCELADO EM CIMA DA HORA.

#Estação Espacial Internacional custou US$ 150 bilhões e conta com a participação de 16 países e 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros.


O lançamento do cargueiro russo Progress MS-08 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), programado para este domingo, foi abortado no último momento, segundo informou a agência espacial russa, Roscosmos.

"Os motores se desligaram automaticamente. Estão sendo averiguadas as causas", noticiou a agência, que anunciou que o lançamento foi adiado para o próximo dia 13.

O programa de voo do Progress MS-08, com equipamentos, combustível e alimentos para os tripulantes da ISS, contemplava o acoplamento à plataforma orbital hoje mesmo, depois de dar duas voltas ao redor da Terra.

Essa teria sido a primeira vez que um cargueiro russo se acoplaria à ISS três horas e meia após ser lançado, já que o plano habitual dos Progress prevê dois dias de voo autônomo para chegar à plataforma.

"Possivelmente, a causa deste imprevisto foi um problema no sistema de comando do foguete portador Soyuz-2.1A", disse uma fonte da indústria espacial russa à agência "Interfax".

Atualmente, a ISS conta com seis tripulantes: os americanos Scott Tingle, Mark Vande Hei e Joseph Acaba; os russos Anton Shkaplerov e Aleksandr Misurkin, e o japonês Norishige Kanai.

A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de US$ 150 bilhões que conta com a participação de 16 países, atualmente é integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

Rússia cancela o envio da rogress MS-08 rumo ao espaço

Nenhum comentário