FORTE MASSA DE AR POLAR FAZ SUL REGISTRAR QUEDA DE NEVE E MUITA GEADA.
#Condições para nevar estão associadas a presença de um ciclone extratropical entre a costa da Região Sul e do Uruguai e a forte massa de ar frio de origem polar que avança sobre o centro-sul do Brasil.
Por volta das 20 horas da quinta-feira, o frio era intenso no Sul do Brasil. A temperatura estava entre 1°C e 6°C no sul do Paraná, no Planalto Sul e na serra de Santa Catarina e também na serra e no Planalto do Rio Grande do Sul. São Joaquim (SC) estava com apenas 1°C.
As imagens são de Urubici (SC), no fim da tarde de 9/8/18 e é possível perceber os aglomerados de neve acumulada.
Ainda pode nevar nesta sexta: Com o frio intenso e a persistência da nebulosidade sobre as serras gaúcha e catarinense, a possibilidade de nevar ainda é válida para a noite do dia 9, madrugada e manhã da sexta-feira, 10 de agosto.
A possibilidade de nevar é considerada para as regiões mais elevadas, acima de 1000 metros de altitude, das serras entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além de flocos de neve, há condições para ocorrer outras precipitações de inverno como chuva congelada, neve granular e chuva congelante.
As condições para nevar estão associadas a presença de um ciclone extratropical entre a costa da Região Sul e do Uruguai e a forte massa de ar frio de origem polar que avança sobre o centro-sul do Brasil.
Geada: O ar seco e frio polar está avançando sobre o Sul do Brasil e até a noite desta sexta-feira vai dissipar a nebulosidade existente nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Assim, depois da neve, estas regiões terão geada no fim de semana, que é um fenômeno típico do frio seco. A neve exige frio úmido.
No sábado, 11, a geada pode ser até de forte intensidade. Deve gear de forma generalizada no Paraná, no centro-oeste e sul de Santa Catarina, no norte e oeste do Rio Grand do Sul.
Frio provoca queda de neve no RS e em Santa Catarina |
Nenhum comentário