GIRO DA NOTÍCIA

WAZE ANUNCIA SERVIÇO DE TRASPORTE NO BRASIL ATRAVÉS DE APLICATIVO.

#Weze tem entorno de 4 milhões de usuários no país se tornando o segundo mercado da companhia.


O aplicativo de mapas Waze lançou na manhã desta terça-feira (21), em São Paulo, o Waze Carpool, aplicativo de caronas com preço máximo de R$ 25. O serviço já está disponível para todo o Brasil e permite que pessoas que façam o mesmo trajeto de casa ao trabalho compartilhem um carro.

A cobrança mínima por viagem é de R$ 4 -equivalente a até cinco quilômetros rodados. A partir disso, o valor sobre para R$ 10.

A partir 40 quilômetros rodados, há um valor por quilômetro, com máximo de R$ 25. Só é possível pegar ou oferecer duas caronas por dia e o pagamento é feito somente mediante cartão de crédito cadastrado na plataforma.

Neste período inicial, uma promoção permite viagens por R$ 2. Cada novo usuário pode ganhar R$ 30 de bônus por dirigir ou pegar caronas usando o código de amigos que o indicaram para a plataforma.

O aplicativo se aproxima mais de um BlaBlaCar do que de um Uber Pool, pois é uma viagem compartilhada por duas pessoas que se dirigem ao mesmo local, não uma prestação de serviços.

O lançamento no Brasil é estratégico, já que o país é o segundo mercado para o Waze, com 4 milhões de usuários mensais.

O brasileiro também está entre os mais rápidos na adoção de novas soluções tecnológicas.

"Precisamos chegar no ponto que, se seu banco do lado está vazio, você é parte do problema; se está cheio, você é parte da solução", afirmou Noam Bardin, presidente do Waze, durante o lançamento.

A marca fechou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo. João Octaviano, secretário de Mobilidade e Transportes da cidade, mencionou até uma possível criação de faixa exclusiva para carros que compartilham a corrida no futuro.

"Precisamos construir uma matriz de mobilidade mais contemporânea em São Paulo. O cidadão pode decidir se anda a pé, de metrô, de bike compartilhada ou se volta para casa de carona. Precisamos dessa alternativa", afirmou.

Segundo ele, São Paulo é a "cidade onde se marca reunião no congestionamento", e, apesar de a população ter multiplicado 2,4 vezes nos últimos 50 anos, as vias públicas têm praticamente a mesma quilometragem.

O diferencial do Carpool para outros serviços "é que o usuário senta na frente, o que permite outro tipo de relação", segundo os executivos. O modelo de monetização ainda não está desenhado e depende da escala atingida. O Google comprou o Waze em 2013 por cerca de US$ 1,1 bilhão. Seu objetivo em São Paulo é reduzir o congestionamento em até 16%.

Cada usuário cria uma conta em que disponibiliza informações sobre trabalho, links para redes sociais, número de caronas fornecidas, telefone privado e detalhes do automóvel.

A maior medida de segurança é a verificação do e-mail profissional - apesar de a alternativa ser opcional, então desempregados também podem entrar na plataforma.

Também há filtros de escolha. Um motorista, por exemplo, pode ofertar carona apenas a pessoas do mesmo gênero ou do mesmo local de trabalho.

Apesar de haver um sistema de avaliação (como as estrelas de outros aplicativos), não existem critérios como "higiene" e "pontualidade". Para adaptações de endereço e horário, os usuários podem trocar mensagens em um chat.

O Waze testou o aplicativo no Brasil por dois meses com 60 empresas. Foram mais de 40 mil quilômetros de caronas.

A Petrobras está entre as parcerias oficiais do app e deve promover ações de divulgação do serviço. Também incluirá facilidades em seu programa de fidelidade. Com informações da Folhapress.

Waze anuncia aplicativo de transportes no Brasil semelhante ao Uber

Nenhum comentário