GIRO DA NOTÍCIA

PAPA FRANCISCO LAMENTA MASSACRE EM PRESIDIO DE MANAUS.

#Papa pediu orações às vítimas e familiares.


O líder Papa Francisco manifestou repúdio na manhã dessa Quarta-Feira, 04, contra o massacre que deixou 60 mortos no presidio de Anísio Jobim, (COMPAJ), em Manaus, Amazonas. A rebelião é a maior do país ficando atrás do massacre do Carandiru de 1992.

No pronunciamento Francisco convidou a todos para que rezem pelas vítimas e familiares. "Quero expressar tristeza e preocupação com o que aconteceu. Convido-vos a rezar pelos mortos, pelas suas famílias, por todos os detidos na prisão e por aqueles que trabalham nele", disse o papa durante uma audiência-geral no Vaticano.

Para pediu apelo para que as prisões brasileiras sejam dignas de ser humano. "Eu gostaria de renovar o meu apelo para instituições prisionais sejam locais de reabilitação e reintegração social e que as condições de vida dos detidos sejam dignas de seres humanos", disse o pontífice. O Papa Francisco já recebeu detidos no Vaticano e, em suas viagens ao exterior, muitas vezes visitou prisões.

A Organização das Nações Unidas, (ONU), para os Direitos Humanos cobrou uma investigação imediata e independente. A ONU afirma que os detidos estão sob custódia do estado e, por isso, as autoridades têm a responsabilidade sobre o que acontece com elas. A ONU fez um apelo para que os responsáveis respondam judicialmente.

Anistia Internacional atribuiu o massacre à negligência das autoridades e à superlotação dos presídios brasileiros. A ONG ainda lembrou que as condições da unidade prisional já tinham sido denunciadas pelo Conselho Nacional de Justiça, mas as medidas necessárias para corrigir o problema não foram tomadas.
Massacre deixou 60 mortos

Nenhum comentário